SITE OFICIAL

Visite o nosso site TEMPLO DO DEUS VIVO

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Terapia do Silêncio


Nós mulheres, temos imensa dificuldade em ficar caladas (risos), por natureza temos necessidade de comunicar, mas nem sempre é o momento certo para isso. Estudos indicam que as mulheres dizem cerca de 20 mil palavras em média por dia e os homens apenas 7 mil. Porque será?

“No cérebro feminino, a fala tem duas áreas específicas: a principal fica localizada na parte frontal do hemisfério esquerdo e a outra, menor, no hemisfério direito. O fato de terem centros de fala em ambos os lados do cérebro torna as mulheres boas em conversa. As mulheres usam uma média diária de 6.000 a 8.000 palavras, mais de 2.000 a 3.000 sons vocais e 8.000 a 10.000 gestos, expressões faciais, movimentos de cabeça e outros sinais de linguagem corporal. São mais de 20.000 “palavras” para comunicar a mensagem, por dia! Agora, compare com a contagem dos homens: de 2.000 a 4.000 palavras, de 1.000 a 2.000 sons vocais, 2.000 a 3.000 sinais de linguagem corporal. Isso dá cerca de 7.000 “palavras” – aproximadamente 1/3 da marca alcançada pelas mulheres.” (Allan Pease – Psicólogo e Pesquisador, presidente da Pease Training International)

Não é por causa de destes dados que nós somos obrigadas a gastar 20.000 palavras diárias! Eu e você, não precisamos ser um dado estatístico, por que não ser uma excepção a regra?! Deus não quer que sejamos mulheres comuns. Quantas mulheres tem sofrido por não saber dominar a sua boca; mal o marido entra pela porta de casa e ela já solta a sua “matraca” sobre ele, que sem Deus, não compreende sua esposa?! Situações como esta dão origem a violência doméstica e outros tantos problemas.

Por isso, Deus nos orienta em sua palavra:

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” (Provérbios 21.23) E, mais: “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.” (Provérbios 31.26)

Ou seja, se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz. Deus nos adverte através do Rei Salomão, um homem que conviveu 1.000 mulheres (700 esposas Princesas e 300 concubinas – I Rs 11:3), que a mulher virtuosa (ideal) é aquela que sabe falar na hora certa, que domina a sua língua e que tem brandura (delicadeza). Com larga experiência do meio feminino, Salomão sabia do que estava falando.

“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente (engano);” 1 Pedro 3.10 – Quem fala muito, acaba falando besteira.

Ao invés de ficar tagarelando no ouvido do marido ou do namorado, a mulher pode arrumar um meio de se entreter, sem deixar de ser frutífera. Para além das responsabilidade diárias como cristã, serva de Deus, esposa, dona de casa e mãe (que já consome imenso tempo), Eu por exemplo, desenvolvi o meu próprio método de refrear a minha língua ao que chamo de “Terapia do silêncio”. Isso mesmo, o que para muitos é ocupação das vovós, para mim é um meio de reflexão, de ponderar minhas ações e de livrar a minha alma de problemas. Ponto a ponto, com o Tricot coloco minhas ideias em ordem; às vezes, uma situação que a princípio não era boa aos meus olhos, depois deste “relax”, consigo enxergar de outra maneira. Enfim, calada, deixo de ver o que não me diz respeito, consigo um excelente convívio familiar e ainda dou uma renovada no guarda-roupa, como este cachecol do vídeo abaixo, que me custou cerca de 6h de silêncio e muitas experiências com Deus.


Sem comentários:

Siga-me no FACEBOOK

Obrigada pela sua Visita!

Leia a Bíblia Online:

Visite Meu Canal de Vídeos no YOUTUBE!

Templo do Deus Vivo